terça-feira, 26 de novembro de 2013

Windows 95


O Windows 95 foi um dos primeiros sistemas operacionais a trabalhar com base em uma interface gráfica, algo que revolucionou a história da computação pessoal. Os sistemas anteriores da Microsoft, Windows 3.1 e 3.11, este voltado somente a grupos de trabalho, funcionavam em um ambiente de textos, o MS-DOS – e traziam a interface gráfica como um “algo a mais”, uma espécie de assistente.
Porém, com o Windows 95, tudo trocou de lado, com a interface visual se tornando a cara do SO. E, entre polêmicas e acusações de plágio vindas da Apple, o fato é que o sistema operacional trouxe inovações sem precedentes.
Todas as novas ferramentas apresentadas pelo software da Microsoft, como o novo “Menu Iniciar” ou a chegada das “Barras de Tarefas”, transformaram a usabilidade do computador, tornando o acesso aos programas mais fácil e amigável para os leigos que, na época, eram a grande maioria da população. Tanto é que algumas características são utilizadas até os dias de hoje.


Versões


Foi lançada em 24 de Agosto de 1995. Ele era um Windows completamente novo, e de nada lembra os Windows da família 3.xx. O salto do Windows 3.0 ao Windows 95 era muito grande e ocorreu uma mudança radical na forma da apresentação do interface. Introduziu o Menu Iniciar e a Barra de Tarefas. Enquanto Nesta versão, o MS-DOS perdeu parte da sua importância visto que o Windows já consegue ativar-se sem precisar da dependência prévia do MS-DOS. As limitações de memória oferecidas ainda pelo Windows 3.0 foram praticamente eliminadas nesta versão. O sistema multitarefa tornou-se mais eficaz. Utilizava o sistema de ficheiros FAT-16 (VFAT). Os ficheiros (arquivos) puderam a partir de então ter 255 caracteres de nome (mais uma extensão de três caracteres que indica o conteúdo do arquivo, facilitando assim sua identificação e podendo ser associado para abertura em determinados programas). O salto foi enorme, e o lançamento foi amplamente divulgado pela imprensa, inclusive pelas grandes redes de televisão.
Existe uma outra versão do Windows 95, lançada no início de 1996, chamada de Windows 95 OEM Service Release 2 (OSR 2), com suporte nativo ao sistema de arquivos FAT32. Já o Windows 95, a partir da revisão OSR 2.1, incluía o suporte nativo ao Barramento Serial Universal (USB) e Ultra DMA (UDMA).
Foi lançada ainda uma versão especial, o Windows 95 Plus!, com um pacote de diferentes temas visuais e sonoros para personalização do sistema operacional. Esta versão também incluía o navegador Internet Explorer.

Segurança

Como o Windows 95 é inicializado no modo de segurança:
1.       Windows 95 não usa a parte do registro que carrega drivers de dispositivo em modo protegido e ignora os arquivos Autoexec. bat e config. sys.
2.       Himem. sys é carregado com o /testmem: no switch. Não há outras opções de linha de comando são processadas.Para obter informações adicionais, consulte o seguinte artigo da Base de dados de Conhecimento da Microsoft:
133442 Inicialização no modo de segurança não processa a opção para HIMEM. sys
3.       Ifshlp é carregado. Dblbuff é carregado com a opção /d +.
4.       Windows 95 obtém informações sobre o caminho do arquivo Msdos sys.
5.       Se forem encontrados ficheiros do Windows 95, o comando "win /d" (que permite a inicialização do modo de segurança) é executado e Command.com é ignorada. 

Se não forem encontrados ficheiros do Windows 95, Command.com é executado.
1.       Quando "win /d: m" é executado, o Windows 95 procura um arquivo System CB na pasta do Windows. Se esse arquivo não estiver presente, um arquivo System CB limpa é carregado na memória. 

Um arquivo System CB limpa carrega os seguintes drivers de dispositivo virtual (VxDs):
2.        mouse=*vmouse
3.        device=*configmg
4.        device=*vwin32
5.        device=*vfbackup
6.        device=*vshare
7.        device=*vcomm
8.        device=*ifsmgr
9.        device=*ios
10.       device=*vfat
11.       device=*vcache
12.       device=*vcond
13.       device=*int13
14.       device=*vxdldr
15.       device=*vdef
16.       device=*dynapage
17.       device=*reboot
18.       device=*vsd
19.       device=*parity
20.       device=*biosxlat
21.       device=*vmcpd
22.       device=*vkd
23.       device=*vdd
24.       device=*ebios
25.       device=*vtdapi
26.       device=*vmpoll
27.       woafont=dosapp.fon
                                               
28.    Após esses VxDs sejam carregados e antes de Win.com carrega o shell, o arquivo System CB será descartado e o arquivo System. ini original será restaurado. Não se for encontrado nenhum arquivo System. ini para restaurar, é criado um arquivo ini vazio. O arquivo Winstart bat não é processado.
29.    Agora, o Windows 95 usa as configurações originais do registro e os arquivos System. ini e Win. ini. 

Isso efetivamente contorna [Boot] e seções [386Enh] do System. ini arquivo e desativa todos os dispositivos de modo protegido do Windows 95 listados no Gerenciador de dispositivos. Além disso, o Windows 95 não executa programas listados no "Load =" e "executar =" linhas na seção [Windows] do arquivo Win. ini. 

Observe que, embora a seção [Boot] do arquivo System. ini será ignorada, o "shell =" e "drivers =" linhas na seção [Boot] são processadas.
30.    O shell redimensiona a área de trabalho para uma resolução de 640 x 480.


Sistema de Arquivos


O sistema de arquivos FAT-16 é utilizado pelos sistemas operacionais MS-DOS e Windows 95. Este sistema utiliza 16 bits para o endereçamento de dados, podendo trabalhar no máximo com 65.536 (2^16) posições diferentes. Se observarmos que os setores possuem o tamanho de 512 bytes, fica fácil perceber que em FAT 16 só seria possível acessar 65.536 x 512 bytes= 33.554.432 bytes, isto é 32 MB. Mas trabalha com discos de 32 MB, mesmo com o Windows 95 fica difícil
A Microsoft acabou definitivamente com o suporte para os sistemas operacionais Windows 95 e Windows NT 3.5 no dia 31 de dezembro de 2002. A gigante do software já não oferecia mais ajuda off-line para os usuários desse sistema há um ano, mas continuou com um serviço on-line limitado até o final do ano passado.

Segundo a companhia,a partir de agora,nenhum novo arquivo de correção será desenvolvido para eventuais falhas no Windows 95 ou NT 3.5. Além disso, os usuários não poderão mais obter ajuda ou alertas da Microsoft.

Embora o fim do suporte para esses sistemas deva afetar poucas pessoas, com PCs mais antigos ou de segunda mão, a Microsoft já anunciou que os serviços de ajuda para outros três sistemas operacionais também devem entrar na fase de extensão –em que apenas alguma ajuda on-line é oferecida– este ano.



Requisitos do sistema para a instalação do Windows 95:

·         Computador pessoal com um 386DX ou processador superior (486 recomendado)
·         4 megabytes (MB) de memória (8 MB recomendado)
·         Espaço em disco rígido normal necessário para uma atualização para o Windows 95: 35-40 MB a necessidade real varia de acordo com os recursos que você optar por instalar.
·         Espaço em disco rígido normal necessário para instalar o Windows 95 em um sistema limpo: 55 50 MB a necessidade real varia de acordo com os recursos que você optar por instalar.
·         Um 3,5 polegadas alta densidade unidade de disquete
·         VGA ou resolução superior (SVGA de 256 cores recomendado)




Nenhum comentário:

Postar um comentário