terça-feira, 26 de novembro de 2013

Windows 98


Em Junho de 1998, a Microsoft lançou o Windows 98, sucessor do Windows 95, que trazia como maior novidade uma maior integração com a internet, utilizando o Internet Explorer 4.0 e a utilização do sistema de arquivos FAT-32, que permitia o suporte a partições maiores que 2 GB.
O Windows 98, que tinha como pré-requisitos computadores com processador 486 de 66 MHz ou superior e 16 MB de RAM, melhorou também o suporte a drivers USB e suporte a múltiplos monitores.

Principais recursos

Os novos recursos e vantagens do Windows 98 estão divididos em três áreas principais:
Maior Facilidade de Uso;
Maior Confiabilidade e
Maior Rapidez .
Maior Facilidade de Uso Os aprimoramentos na interface com usuários facilitam a navegação através de recursos como, por exemplo, o início clique, o realce de ícones, botões para avançar/voltar e um menu Iniciar fácil de ser personalizado.
O suporte para inovações de hardware, como o Barramento Serial Universal USB - Universal Serial Bus (falaremos melhor a seguir), permite uma detecção de dispositivos mais potente e a nova geração de hardware Plug and Play.
A Advanced Configuration and Power Interface (ACPI) suporta um gerenciamento mais fácil de dispositivos em novos PCs e um desempenho da bateria aprimorado em novos PCs portáteis.
Maior Confiabilidade Inúmeros aprimoramentos e aperfeiçoamentos tornam a execução do sistema mais segura. O Windows Update, um novo site de recursos baseados na Web, permite que usuários registrados do Windows 98 mantenham seus PCs atualizados, fornecendo sempre os arquivos do Sistema Operacional e os drivers mais recentes.
Maior Rapidez O tempo para carregar aplicativos e inicializar e desligar o Sistema ficou agora mais rápido, com base em teste de desempenho anteriores com softwares anteriores (beta).
Barramentos para periféricos onde, através de um único plug na placa mãe, todos os periféricos externos podem ser encaixados, podendo conectar até 127 dispositivos diferentes ao barramento USB. 


Versões

Windows 98 SE
O Windows 98 Segunda Edição foi lançado em 1999 e esta versão visava corrigir as falhas (bugs) e resolver os problemas de instabilidade do Windows 98. Incluía drivers e programas novos. Substituiu oInternet Explorer 4 pela versão 5, que era mais rápida, e introduziu a Internet Connection Sharing, que permite a partilha de uma "rede de internet" para muitos computadores. Acrescentou também o NetMeeting 3 e suporte a DVD. Muitos utilizadores classificam este sistema como um dos melhores da Microsoft, apesar de se tratar de um sistema operacional sem suporte a multitarefa real, e ainda tendo o DOS como o seu núcleo principal… Mantinha o mesmo núcleo.

Segurança

Executar o Windows no Modo de Segurança soluciona os problemas que ocorrem ao se iniciar ou executar o Windows no Modo Normal. No Modo de Segurança, podem-se alterar configurações ou remover programas. Quando o Windows for iniciado no Modo de Segurança, ele carregará a quantidade mínima de drivers. Isso significa, por exemplo, que, em vez de carregar o driver padrão da placa de vídeo, o computador carregará o driver padrão VGA de 16 cores, e "Modo de Segurança" aparecerá nos quatro cantos da tela.

Sistema de arquivo

FAT16 e FAT 32 são nomes de sistemas de arquivos (file systems) utilizados por padrão em versões antigas do sistema operacional Windows (como o Windows 98, por exemplo), da Microsoft. Neste artigo, você conhecerá as principais características de cada um deles, assim como as diferenças entre ambos.

Eventuais falhas de segurança

Pasta da Web

Trata-se de uma falha popularmente conhecida como “Pasta da Web” ou “pdw”, devido ao recurso do Windows chamado “Pastas da Web” que permitia explorá-la. Nos Windows 95, 98 ou NT, bastava o hacker adicionar o site vulnerável em um recurso chamada “Pastas da Web” no Windows e as pastas e arquivos do site iriam aparecer. A partir daí era possível alterar o site como se altera qualquer arquivo no próprio computador.

Hardware mínimo necessário para execução do sistema operacional

- Um PC com um processador de 486DX 66 megahertz (MHz) ou mais (unidade de processamento central Pentium recomendada).
-  16 megabytes (MB) de memória (24 MB recomendado).
-  Uma atualização típica do Windows 95 requer aproximadamente 195 MB de espaço livre em disco, mas o espaço do disco rígido pode variar de 120 MB a 295 MB, dependendo da configuração do seu computador e das opções que você decidiu instalar.
- Uma instalação completa do Windows 98 em uma unidade FAT16 requer 225 MB de espaço livre em disco, mas pode variar de 165 MB a 355 MB, dependendo da configuração do seu computador e das opções que você decidiu instalar.
- Uma instalação completa do Windows 98 em uma unidade FAT32 requer 175 MB de espaço livre em disco, mas pode variar de 140 MB a 255 MB, dependendo da configuração do seu computador e das opções que você decidiu instalar.
-    Uma unidade de disquete de alta densidade de 8,89 cm.
-  VGA ou uma resolução maior (cor SVGA de 16 bits ou 24 bits recomendada).

Fabricante

O Microsoft Windows 98 (nome de código Memphis) é um sistema operacional produzido pela Microsoft que foi lançado em 25 de Junho de 1998, sendo o sucessor do Windows 95. A maior novidade desta versão era a completa integração do sistema operacional com a internet utilizando o Internet Explorer 4.  Introduziu o sistema de arquivos FAT-32 e começou a introduzir o teletrabalho (só foi possível devido à integração do Web). Melhorou bastante a interface gráfica e incluiu o suporte a muitos monitores e ao USB. Mas, por ser maior do que o Windows 95 e possuir mais funções, era também mais lento e mais instável.






Nenhum comentário:

Postar um comentário